O Medo e a Coragem sempre andavam por caminhos opostos. Mas um dia, por um erro de percurso, encontram-se numa encruzilhada.
— Sra. Coragem, jamais pensei em encontrá-la.
— Inusitado encontro Sr. Medo. Em geral não nos damos bem, pois onde eu estou, você não está, aliás, você sempre foge.
— Fujo, mas sobrevivo. Por que o medo é saudável e necessário. O medo salva a vida de quem o tem.
— Mas também enterra talentos, mata grandes inventos, destrói sonhos e enterra grandes descobertas.
— Como medo, sou a exaltação da prudência. As pessoas sempre me usam em atitudes de precaução. Dessa forma, me confundo até com a sabedoria e a prudência.
— Sei. As pessoas te usam mesmo é como desculpa para inúmeros “não posso” e “não consigo”. Às vezes você, Sr. Medo, é traumatizante, às vezes é grande vilão. Você é a inércia humana em pessoa e um retrocesso.
— Saiba que a inércia do medo pode ser estratégica. Um passo atrás pode levar a dois passos para frente.
— Ora, onde está o medo, está o fracasso. Onde eu, a Coragem, estou, é certo que haverá sucesso, haverá vitória e bom empreendimento. Isso é certeza.
— Já vi que não vamos nos entender, porém admiro sua coragem, Sra. Coragem.
E foram-se, tomando caminhos opostos. Como sempre foi.
Aldair Ribeiro dos Santos